Mais um Ciclone em Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o país está em alerta em face da previsão do ciclone Chalane, que já evoluiu para depressão tropical severa, acompanhada de chuvas intensas em Madagáscar.

O Presidente da República visitou na manhã deste domingo o Centro Operativo de Emergência (CENOE), para se inteirar do grau do preparação desta Instituição face ao fenómeno natural que poderá atingir o canal de Moçambique no dia 29 de Dezembro, tendo como epicentro as províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Nampula, e sul concretamente nas províncias de Inhambane e Gaza, podendo atingir parte da província de Maputo.

Neste momento a depressão tropical severa está em Madagáscar e com chuvas intensas. A previsão é que na passagem pelo país, o fenómeno seja caracterizado por chuvas em todos país que poderão provocar inundações. A previsão pessimista é que venha a afectar mais de 4 milhões de moçambicanos, 6 mil escolas e 550 unidades sanitárias.

O Presidente da República apelou a todas as populações que residem em zonas de risco para se retirar, sob pena das chuvas intensas provocarem inundações.

Nos próximos dias serão dadas orientações para a tomada de medidas em todo o país. Nyusi garantiu que as equipas do INGC estão a monitorar a situação.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *